Bruxas não apoiam Bolsonaro, mas vez ou outra vê-se uma Bruxa manifestando apoio ao mesmo nas redes sociais. Vou listar aqui alguns pontos porque o apoio ao Bolsonaro é inconsistente com o culto a Deusa-Mãe e as atividades das Bruxas.
I
O discurso de Bolsonaro por estar baseado no racismo, na homofobia; na morte como controle social; na supressão de espécies; na misoginia, está baseado numa emoção de rejeição que nega o outro como legítimo outro na convivência, ou seja, desrespeita as liberdades inerentes ao ser humano. Ao contrário da Deusa e do seu culto, que está baseado numa emoção de aceitação, de inclusão do outro como legítimo outro na convivência e no respeito e afirmação de todas as liberdades. Ou seja, Bolsonaro é contra tudo aquilo que a Bruxaria é e representa.
II
Bolsonaro representa a direita, o conservadorismo, o nacionalismo, faz parte da mesma turma que perseguiu, incendiou e queimou as Bruxas no passado. Faz parte da mesma turma que vem proibindo, demonizando, perseguindo a Deusa e o culto a Deusa desde milênios. Portanto, o apoio de uma Bruxa a Bolsonaro constitui em desonra a Deusa, aos ancestrais e ao próprio título que carrega. É por causa dessa turma que hoje, as Bruxas não podem sequer fazer usos de chás, banhos ou cristais, sem sofrer algum tipo de discriminação. Os ancestrais foram perseguidos devido a suas práticas, conhecimentos e relacionamento que possuíam com a natureza. Quando uma Bruxa apoia Bolsonaro, ela está afirmando em alto e bom som que apoia a perseguição às minorias, contraditoriamente, a si mesma e às próprias Bruxas.
III
Bolsonaro é contra as minorias religiosas. Em um vídeo, Bolsonaro falou para um grupo de pessoas que o Brasil é do Sr. Jesus, que os demais aceitem a ideia ou se mudem para outro país. Ao dizer isso, ele fere a Declaração Universal dos Direitos Humanos que diz ““Toda pessoa tem direito à liberdade de pensamento, consciência, religião; este direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e a liberdade de manifestar essa religião ou crença, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pela observância, isolada ou coletivamente, em público ou em particular.” Seu discurso fere também a própria Constituição Federal que em seu Artigo 5º, inciso VI diz: “É inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias.” A Bruxaria é uma minoria religiosa que sequer aparece nas estatísticas do IBGE, aparecendo junto com outras religiões. Portanto, quando uma Bruxa apoia Bolsonaro ela está cometendo o equívoco, concordando com ele, que as minorias religiosas devem mesmo se calar e se mudar para outro país.
IV
Bolsonaro possui um discurso misógino. Sua política trabalhista possui como pressuposto a inferioridade das mulheres aos homens e, por isso, devem receber salários desiguais. A religião das Wiccas é uma religião essencialmente, fundamentalmente feminina e inerentemente feminista. Portanto, apoiar Bolsonaro não faz sentido, é no mínimo incoerente àquela ou àquele que se diz Bruxa ou Bruxo, pois vai em desencontro aos fundamentos da Bruxaria.
V
Por estar fundado em argumentos de segregação, o discurso de Bolsonaro não combina com a ética Wiccana. Tendo como pressuposto que todos são filhos da Deusa-Mãe, que todos são irmãos, portanto, não deveria haver estas distinções. Pelo fato de serem todos irmãos, um filho da Deusa-Mãe, não poderia concordar quando uma irmã e irmão fossem colocados em situação de desigualdade. Não poderia pactar ou ficar indiferente quando avistasse uma das faces da Deusa sendo violadas em seu irmão. (Seres humanos, animais ou plantas). Temos amigos, parentes, irmãos espirituais que são mulheres, são homosexuais, seria muito incoerente ver o Deus e a Deusa neles e ainda assim, apoiar uma situação onde estes fossem prejudicados. Seria uma prova de desafeto contra aqueles que nos são próximos tanto física quanto espiritualmente.
VI
A geração de mais vida, a maternidade e cuidado com a vida é uma característica da Deusa-Mãe. Em Ostara – equinócio de Primavera – nota-se e vivencia-se isto de forma mais intensa. O discurso de Bolsonaro poderia ser visto como um insulto a própria Deusa, pois por meio do seu possível Ministro de Infraestrutura defende a deterioração do Meio Ambiente, a exploração de minerais na amazônia, pretende juntar o Ministério do Ambiente com a Agricultura, o que resultaria em retrocesso nas políticas ambientais. Para alguém que cultua a Deusa Mãe, em específico a Deusa Jacy, isso soa muito violento com os animais, espécies da flora existentes nestes biomas brasileiros e contra a própria Deusa Jacy. Portanto, como a Bruxaria é uma religião da natureza, o discurso de Bolsonaro é inconsistente com a Bruxaria. É muito comum Bruxos indignarem-se com as ilhas de plástico, mas questionar certas políticas ambientais e de crescimento defendidas por ele e seu possível ministro, seria também uma forma de se indignar.
VII
Quando se é racista com os negros e índios, ele nega e a existência do outro como legítimo outro na convivência. Portanto, levando em conta o fato de todos serem filhos da mesma Deusa-Mãe e o caráter pancultural da Wicca, a distinção de crença e o próprio racismo não fazem sentido. Ademais, um Bruxo ao perceber que seu irmão é vítima de desigualdade, racismo não deveria aceitar este discurso e muito menos pactuar com o mesmo devido ao caráter generoso da Deusa-Mãe.
VIII
Quando defende a caça, ele nega a existência do outro, no caso dos animais como legítimo outro na convivência. Segundo a tradição da Deusa-Mãe, todos nós, incluindo os animais somos irmãos, portanto, todos temo direito a vida, e como seguidor da Deusa, não deveria concordar quando um animal fosse sacrificado. No mesmo sentido, quando defende a supressão das áreas verdes para promover o progresso, o desmatamento, diz que o Brasil tem áreas de conservação em excesso, ele nega o outro como legítimo outro na convivência. Ele nega aos animais, o seu habitat. Segundo a tradição, a Terra é a própria Deusa, portanto, não deveria concordar com alguém que se diz a favor da supressão das matas e muito menos fechar com ele, já que estaria ferindo a própria Deusa.
IX
O apoio de uma Bruxa a Bolsonaro é uma evidencia de falta de amor e de respeito próprio; uma prova de desrespeito à luta das demais irmãs. Pois ao apoiar este tipo de pessoa, ela está oferecendo e autorizando a seu carrasco, o chicote. Nega a constituição básica dos seres humanos como seres o amor, vai contra o primado da Deusa, que durou mais de 30.000 anos e , portanto, apoiar Bolsonaro é um ato de autosabotagem, de desorna a Deusa, aos ancestrais, a si mesma e as demais irmãs.