O ritual contempla o plantio de frutíferas, nativas, cultivos agrícolas, ervas e flores. Ostara ocorre em 21/22 de setembro no hemisfério sul e considerando seu contexto, notamos que está tratando de renascimento, de fertilidade, de semeadura, de semente, de plantio, de florescimento e regeneração. Está relacionado a novos projetos, ao plantio que deve ser feito no momento para colher no verão. Enfim, Ostara é um Sabbat de fertilidade e, portanto, estritamente relacionado ao propósito agrícola regenerativo. É realizado em área livre, num espaço de inclusão e admite técnicas baseadas numa emoção de aceitação, resultando numa possível agrofloresta ou num recorte desta, além de propiciar a recuperação do solo.
Primeiramente, simultaneamente ao abandono de técnicas baseadas numa emoção de rejeição como desmatamento, uso do fogo, de máquinas pesadas, agrotóxicos e outros, é feita capina seletiva, e mantida espécies remanescentes e emergentes. Posteriormente, é feita a poda e todo o resultado desta é picado e mantido perto do solo. Nesta etapa é ofertado a terra o resíduo orgânico doméstico. No plantio propriamente dito, as sementes são abençoadas e feito o plantio principal; posteriormente de forma consorciada, é feito o plantio de espécies nativas; nas parcelas, é feito o plantio de espécies agrícolas e por fim, é lançado as sementes das leguminosas. A seguir a descrição do ritual.
Material necessário:
– Área para cultivo de no mínimo 4mx4m,
– Sementes e/ou mudas de uma espécie de ciclo longo;
– Sementes e/ou mudas de árvores nativas da região;
– Sementes e/ou mudas de cultivo tradicional como Arroz, Milho; Feijão; Mandioca; Plantas alimentícias não convencionais como Cariru, Bedro, Ibiscus e outras, além de ervas e flores;
– Resíduos orgânicos ou folhas secas,
– Enxada,
– Enxadão
A Deusas a serem evocadas são aquelas que representam o aspecto donzelas, como Iris, Bloodweed e outras que não tiveram filhos ou negaram a se casar. Durante o ritual não poderão ser utilizadas técnicas deletérias, baseadas numa emoção de rejeição, ou seja que excluam o outro da área de cultivo, como máquinas pesadas; fogo; fertilizantes químicos; inseticidas, herbicidas e outros agrotóxicos. Poderão ser adotadas outras técnicas desde que possuam por base uma emoção de aceitação como uso de biofertilizantes. O ritual tem como objetivo a realização de novas intenções que o praticante quer que floresça no futuro e celebrar a diversidade, renascimento e regeneração da vida, além de possibilitar a floração dos seus objetivos. Depois de realizado, cuide da área e dos seus objetivos pelo resto do ano. O ritual foi distribuído em passos a seguir:
Passo 1
– Abra o círculo
– Evoque os elementais
– Evoque as deusas e evoque o deus.
– Anuncie o ritual e seu objetivo
“A Senhora da Primavera anunciou a sua chegada. Que a vida possa nascer das sementes. O Sol e a Lua terão agora a mesma duração. Que a Grande Mãe e o Deus sejam abençoados, por continuarem girando a Roda da Vida com perfeição”**
Passo 2 – Capina seletiva
– Limpe a área, capinando, mantendo as espécies remanescentes e emergentes. A manutenção das espécies conduzirá ao reflorestamento.
Diga: “Que o caminho seja iluminado para a Primavera passar. Oh, Senhora das Flores e Senhor do Sol que os pássaros possam cantar, que as flores possam crescer, que à cada dia tenhamos alegria e prazer de viver”
Passo 3 – Poda
Se existem árvores e suas copas podem afetar o cultivo, pode até 70% da copa. Aquelas que forem deixadas, retire ao menos algumas folhas para cumprir o que pede ritual e ao terminar diga:
“A Primavera renasceu, que a vida floresça, que a dança cósmica da natureza para sempre permaneça!”
A poda é uma alternativa ao desmatamento. Ao efetuar a poda você abre espaço para o reflorestamento e ainda possibilita a fertilização da terra por meio de maior oferta de matéria orgânica no futuro.
Passo 4 – Bascuio
Pique o bascuio, o resultado da poda e da capina seletiva que seria queimado ou jogado fora. Não jogue o bascuio fora. Este é importante para proteger a Terra e fertilizá-la
Passo 5 – Resíduos orgânicos
– Ofereça o resíduo orgânico doméstico que seria atirado nos aterros a terra como forma de fertilização da terra.
Passo 6 – Faça os ninhos
Com enxadão faça os ninhos (onde serão plantadas as sementes), pegue parte do bascuio que foi picado, parte do resíduo orgânico ou das folhas secas e forre o fundo da cova. Atire mais um pouco de terra e/ou misture o resíduo orgânico na terra.
Passo 7 – Plantio consorciado
Carregue as semente do cultivo principal de ciclo longo com suas intenções, desejando aquilo que quer ver florescer em sua vida e plante-as. Depois carregue as sementes de nativas com suas intenções, desejando o que deseja ver florescer em sua vida e depois plante-as. E por fim, carregue as sementes do cultivo tradicional com suas intenções, desejando o que florescer em sua vida e plante-as. Ao terminar diga: “Bendita seja sua força oh Deusa que dá a vida, pois sagrado é o seu poder. Que a Terra seja gratificada através de sua união com o Deus das florestas. Abençoada seja Tu criadora celeste”
Termine com as palavras:
“Abençoadas sejam as forças da Primavera que chegou. Que assim seja e que assim se faça”
Finalizando:
– Agradeça e se despeça dos elementais
– Agradeça e se despeça do deus
– Agradeça e se despeça da deusa
– Encerre o círculo
– Faça o mesmo , ou seja, aplique os procedimentos executados no ritual no restante da área cultivada (Caso existir)
– Aplique os procedimentos adotado durante o ritual em outras áreas, especialmente áreas degradadas, APPs consolidadas como nascentes, matas ciliares e matas de encostas. (Caso existir)
– O resultado será uma agrofloresta, a proteção da terra, das águas e aumento gradual da biodiversidade.
