Dagaz

 

Segundo a revelação apresentada pelo gênio espiritual Nitibus, essa é a vibração da runa Dagaz. Um sol nascendo, um amanhecer diante de uma borboleta. A runa Dagaz possui as energias do Sol, de Urano e Júpiter. Para acessar melhor seu simbolismo, pode-se dizer que é regida pelo Sol e co-regida por Urano e Júpiter. Há um novo amanhecer, uma aurora em nossa vida. À medida que o sol vai se aproximando do nascente pode-se ver uma claridade, o aumento do calor, do vigor, da disposição, da vitalidade e o afugentamento da escuridão. E depois que nasce, à medida que vai subindo, o calor vai aumentando. E esta iluminação crescente traz uma mudança radical, de 180 graus (Urano), perdurando ainda a luz do Sol, trazendo crescimento, expansão e brilho (Júpiter). Enfim, as bençãos de Dagaz são graduais, não muito lentas. Estas características fazem da runa Dagaz uma das runas mais positivas, senão um dos símbolos mais positivos entre todos os arcanos, muito similar a Estrela (O arcano XVII) do Tarot que é regida por Netuno e Júpiter.

A runa Dagaz não obstante não possuir posição invertida, tem o poder de colocar numa posição normal, runas invertidas desde que Dagaz saia como runa de resultado, a última. Neste caso, Dagaz provê uma proteção mágica especial, isso porque ao invés de banir e/ou proteger, ela transforma em positivo tudo de negativo que for enviado para nós. Na consulta oracular com as runas, responde como sim e é entendida como indícios de mudança, renovação,  aumento do brilho, do senso de orientação, mudanças, crescimento, fé, esperança, positividade, esperança e otimismo.

Usos mágicos da runa Dagaz

Tal como demais runas, pode ser utilizada na formação de bindrunes e utilizadas em seus rituais ou meditações. Pode ser usada também em meditações e banimentos. Pode ser usada na maioria dos rituais, já que entre os seus usos, está o de trazer resultados positivos para uma dada questão.

Banimento com a runa Dagaz

Virado para o norte, com um elemento natural, seja rocha, erva ou varinha mágica, desenhe a runa Dagaz a sua frente, depois vire-se para o Leste e repita o procedimento, depois para o sul e oeste. Ao chegar novamente na posição norte, desenhe a runa Dagaz quatro vezes e sempre com o intento de estar eliminando, banindo o que não quer mais em sua vida.

Meditação com a runa Dagaz

Para manifestar em sua vida, as características positivas da runa Dagaz, para fazer uso prático desta runa em sua vida, medite com a imagem da mesma diariamente. No entanto, o ponto da runa onde as linhas se cruzam e formam um “X” deve ser mentalizado na base do chackra coronal, ou seja, bem no meio da testa.

 

Texto de Ralph Blum do livro “O livro de runas”

Aprofundamento / Transformação/  Dia
Temos aqui a Runa final pertencente ao Ciclo de Iniciação. A retirada de Dagaz em um lançamento significa um importante desvio ou penetração no processo da modificação pessoal, uma transformação total de atitude — uma virada de 180 graus. Para alguns, a transição é tão radical que eles não conseguem mais levar a vida rotineira na maneira rotineira. Uma vez que a oportunidade está correta, o desfecho é garantido, embora não sendo previsível, do ponto de vantagem atual. Em cada vida, finalmente, surge um momento que, se reconhecido e capturado, transforma o curso dessa vida para sempre. Conte, portanto, com a confiança radical, ainda que o momento o inste a saltar no abismo de mãos vazias. Com esta Runa revela-se a sua Natureza de Guerreiro. Se Dagaz for seguida pela Runa em Branco, a magnitude da transformação talvez seja tão total que poderá prognosticar uma morte, a conclusão bem-sucedida de sua passagem. Esta Runa freqüentemente apresenta um importante período de realização e prosperidade. As trevas ficaram para trás; surgiu o alvorecer do dia. Como sempre, no entanto, você deve ser lembrado para não sucumbir ao futuro ou a portar-se de maneira imprudente em sua nova situação. Uma alta dose e trabalho árduo pode estar envolvida em uma época de transformação. Submeta-se alegremente a esse trabalho.