Macha : a deusa Celta do movimento e do crescimento

dezembro 31, 2023by João Batista0
Usos

Talvez sinta que as coisas tem andado muito devagar, estagnadas, emperradas e ou embaraçadas. Sugiro que evoque e trabalhe com a deusa celta Macha para a remoção de obstáculos, para abertura de caminhos, para acelerar as coisas, para imprimir movimento, celeridade e rapidez às coisas. Para o desenvolvimento e crescimento das situações.

Como se conectar com a deusa celta

Medite na imagem no cavalo. O cavalo é tipo um sigilo para se conectar com ela. Você pode também, simultaneamente meditar na chama abaixo de sua imagem. A chama trata-se de um pathworking para se conectar a deusa Macha. A bruxaria moderna apresenta outras maneiras para cultuar a deusa Macha. Depois de se conectar a ela por meio da meditação com estes símbolos, você apresenta seus pedidos, agradecimentos etc. É importante que realize o ritual dentro do círculo mágico e efetue um banimento antes e depois de terminar o ritual.

Quem é Macha

Apesar de suas várias outras atribuições, Macha é uma deusa Celta e será tratada aqui como a personificação, uma deusa do movimento. É tida como uma deusa da batalha, o que implica esta necessidade de movimento. Você pode encontrar outros significados e atribuições para Macha e acredito que deva testá-los caso resolva cultuá-la. No entanto, os que apresento aqui são revelações realizadas a partir do gênio espiritual Kasphuia, uma espécie de mestre dos magos (Espero ainda tratar aqui sobre os 84 gênios espirituais e seus usos) que entre outras me mostrou seu sigilo e um caminho para se conectar a ela.

É complicado saber quem é macha já que, ela assume três diferentes formas ao longo da história do povo Celta. Em seu terceiro aspecto, apareceu misteriosamente na casa de Crunniac e depois se casou com ele. No entanto, o advertiu que nunca se gabasse dela ou a ostentasse. A vida de Crunniac depois de se casar com Macha prosperou imensamente tanto que começou a receber convites para festas na casa do rei. Numa destas festas se embebedou além da conta e a respeito de uma corrida de cavalos que estava acontecendo, disse ao Rei que sua esposa poderia correr muito mais que qualquer um daqueles cavalos. O rei pediu para ver e mesmo grávida foi ordenada pelo marido a participar e vencer a corrida. Macha venceu a corrida e logo após deu a luz a gêmeos. Este mito mostra o avanço do patriarcado. Mesmo apesar da autonomia de macha teve que obedecer a seu marido. Segundo Eisler a  gênese do patriarcado surge com o aparecimento de um homem montado num cavalo. Veja que aqui já se realizava corridas de cavalo, mais uma evidencia desse avanço. Depois disso Macha lançou uma maldição sobre os homens daquele lugar para que se lembrasse das dores de parto e dos problemas menstruais.

Este trecho mostra Macha como a deusa reconhecidamente do movimento.  Tanto que seu símbolo e o sigilo para se conectar a ela é a imagem do cavalo. Portanto, ela está ligada a ideia de movimento, de condução, de liberdade, de autonomia e rumo.  No mais, Claudiney Pietro em seus livro “Todas as deusas do mundo” diz que é uma deusa associada a cavalos, a éguas e possui simbolo da energia, poder e fertilidade.

A este aspecto da deusa Macha estão relacionadas a runa Ehwaz que possui o significado tradicional de cavalo, de movimento, o arcano 7 do Tarot que é Carro; aos servidores The road opener, o condutor e a aventureira. As ervas são capim limão, capim erva cidreira e todas aquelas com floração amarelo claro. Embora trata-se de uma deusa, sua energia é masculina, ou seja, voltada para fora.

 

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *