Os usos mágicos da dormideira (Mimosa pudica)

agosto 17, 2019by João Batista0


Já faz mais de um mês que uma planta tem me chamado a atenção por sua complexidade mágica. É a Mimosa (Mimosa pudica), conhecida também por dorme-dorme, dormideira ou ranheta. Talvez as plantas que possuam maiores quantidades de regências e coregências sejam as mais atraentes do ponto de vista mágico. Ela se caracteriza por ser arbustiva, possuir folhas muito pequenas, uma floração cor-de-rosa e suas folhas dormem ao toque.

Alerta: Devido a Mimosina, alcalóide encontrado na planta, os chás a serem ingeridos devem ser preparados no máximo com uma colher de sopa da mesma ou até mesmo menos que isso, no caso dela seca. Eu uso uma colher de sopa de partes da folha dela fresca. Isto é importante, pois se a Mimosa for consumida, ingerida em grandes quantidades pode causar convulsões e outros males devido a sua toxidade. Pode ser utilizada também na forma de gargarejos e cataplasmas.

Aspectos venusianos

Pela sua floração é regida por Vênus, portanto, está relacionado ao amor, amor próprio, questões sexuais, a vida material e relacionamentos afetivos. Possui alto poder analgésico, principalmente para dores nos ossos e cartilagens, tratando de uma planta hedonista, pois aumenta nosso prazer, conforto por meio da redução do sofrimento, portanto, mais uma vez trata de uma planta regida por Vênus. Eu diria que todas as plantas analgésicas são regidas por Vênus, pois possuem o poder de aumentar nosso conforto e, portanto, podem ser usadas para tais fins mágicos.

Quirônicos

Sempre estive em busca de plantas quirônicas que tenham possam reduzir sofrimentos, dores e paralisias e agora, além das plantas com floração azul arroxeadas, descubro que as plantas analgésicas podem ser tidas por quirônicas, ou seja, regidas por Quíron e assim, serem usadas magicamente para tratar dores, sofrimentos, paralisias em qualquer área da vida além do físico. O asteróide Quiron apresenta uma libertação de uma restrição, um sofrimento pelo qual estamos passando e o centauro Quiron dos mitos foi conhecido como o curador ferido, representa o arquétipo do médico veterinário.

Aspectos netunianos

Comecei a investigar e notei numa postagem que ela possui o 5-metoxi- N,N-dimetiltriptamina (5-MeO-DMT), uma substância psicodélica, da classe das triptaminas, parecida com o DMT. Se este é o olho do espirito, o 5-Meo-DMT seria o olho de deus o que faz ela possuir uma co-regência, além da minha experiencia pessoal, ligada a Netuno, às visões, aos sonhos, a espiritualidade e a imaginação. Podendo ser usada magicamente também para estes fins.

Aspectos saturninos

No entanto, o seu uso para se beneficiar do 5-Meo-DMT é desencorajado por ela possuir um aspecto Saturnino. Ela possui um alcalóide venenoso, a mimosina. Por ser venenosa, serve magicamente para proteção, para estabelecer limites e ainda, para o cultivo da praticidade, do esforço e, portanto, para abençoar as áreas que pretendemos nos destacar na vida como na carreira e na vida pública.
.
Aspectos marcianos

É uma planta colonizadora, primária, pioneira e possui espinhos. Estes são seus aspectos marcianos, evidenciando que magicamente serve para conquistas, batalhas, energia e proteção. No entanto, seus espinhos possuem uma particularidade.

Aspectos escuros – plutonianos

Seus espinhos causam degenerações, ulcerações, geram feridas na pele de alguns animais depois de algum tempo como mostram vários estudos. Pra mim trata de uma raridade que a torna co-regida por Plutão, por Hades. Se referindo às transformações por putrefação. Esta característica da planta pode ser útil para quem tiver coragem e maturidade necessário em rituais de banimento caso se queira necrosar alguma coisa que não se quer mais. Os banimentos geralmente são suaves e são feitos usando os gestos de varrer, limpar e lavar e já vejo uma responsabilidade muito grande destruir, estilhaçar algo com a runa Hagalaz ou congelar algo que não se quer com a runa Isa, agora imagine transformar algo, alguma energia por estes meios, de putrefação.

Ademais seu aspecto ainda é interessante. É uma planta que possui determinada sensibilidade ao toque ou a luz. Se você encostar nela, ela dorme, as folhas ficam em aspecto murcho. Da mesma forma, à noite elas ficam com aspecto murcho. Um estudo diz que foram feitos testes e a mesma apresenta memória. Vasos de Mimosa foram arremessados de uma determinada distância repetidas vezes. A partir de determinado momento as plantas pararam de dormir. Passado algum tempo repetiram a experiência e elas não dormiram mais, significando que possuam um tipo de memória. Enfim estas características da Mimosa encantam, faz pensarmos que estamos diante de um ser vivo entre as plantas e os animais, que seja senciente. Seria a Mimosa uma fada?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *