Visa se libertar de restrições, de relações abusivas e tóxicas. Para sair de uma situação na qual se sente encurralado, preso e promover o crescimento depois da libertação. Serve para estimular mudanças. Neste ritual não se elimina a energia negativa, mas a pessoa é quem sai do meio que a incomoda. A situação abusiva possui um elemento saturnino, severo, limitador e subjugador que até mesmo drena a força da pessoa sair da situação. E Urano possui uma energia de libertação da situação, de criatividade, invenção, autonomia, liberdade e crescimento para fora desta mesma situação. É similar a uma seta, uma linha de fuga que aponta para fora da situação.
Elementos
Ponto focal (Ponto A ) – Para onde será encaminhado o poder. Elemento que represente a pessoa que pretende se libertar ou que deve se libertar. Pode ser algum elemento de uso pessoal da pessoa, uma fotografia ou uma bindrune formada por Laguz (se for mulher) e Dagaz. Para homens, Bindurne formada por Dagaz e Tyr.
Ponto B: De onde serão drenados a energia: Runa Hagalaz para quebrar as limitações e encontrar uma saída para maior liberdade. Ao usar esta runa, a libertação poderá vir por meio de um evento fora de controle do operador. Poderá interpretar a situação como ruim a princípio, mas ela protegerá de algo pior ao passo que tirará da situação. Hagalaz derruba o muro. Portanto, provavelmente se nos apegamos ao muro, acharemos a situação ruim.
Dagaz para alterar o rumo da situação em 180 graus e posteriormente encontrar crescimento, força, esperança e fé.
Ervas : Flores roxas azuladas como a Lavanda, Alfazema, Jacarandá, Lobeira, Juá do campo. Plantas de possuem rizomas ou os rimozas destas como Açafrão, Taioba, Gengibre, Bananeira e Lírio do Brejo (Lírio borboleta). As flores roxas azuladas e todas aquelas que possuem rizomas são regidas por Urano.
Deuses : Artemis que representa a autonomia e a independência e Urano que representa o céu, a libertação, o crescimento inesperado e sem limites.
Velas: Não existe uma cor de vela para este ritual. Se encontrar alguma azul roxeada seria o indicado. Opcionalmente poderá se utilizar da vela coringa, uma vela branca.
Um pequeno mantram que represente o desejo de libertação e mudanças.
Realizando
Depois de realizar todos os procedimentos envolvendo a preparação do ritual, checar pra ver se a lua não se encontra fora de curso, evocação de elementais, deuses, entrar em transe etc 1 – Escreva num papel em branco ou numa folha das plantas citadas o seu desejo; 2 – Coloque sobre este papel aquilo que te represente, desenhando a bindrune formada por Laguz e Dagaz em outro papel em branco, desejando e visualizando o estado de libertação. Coloque a vela em cima. A runa Laguz representa você mesma em sua plenitude, de posse de todos seus poderes e aptidões; 3 – Carregue as ervas segurando-as nas mãos e especificando a função a cumprir; 4 – Canalize o poder pessoal e das ervas para o ponto focal enquanto recita um pequeno mantram criado por você mesma. Recite-o pelo tempo que achar necessário e por fim, descarregue todo o poder gerado na bindrune que representa você. Fique assim por alguns minutos ou o tempo que achar necessário e depois encerre o ritual.
Nota: Não deverá ser realizado se a lua estiver vazia/fora de curso, pois pode não gerar resultados.

Bindrune formada por Tyr e Dagaz, representando a libertação do homem de alguma situação opressiva ou abusiva. Indicado para representar o homem.

Bindrune formada por Laguz e Dagaz, representando a libertação da mulher de alguma situação opressiva ou abusiva

