Uma compreensão da menstruação a partir dos movimentos da Lua

agosto 28, 2021by João Batista0
Apresentação

Esta nossa experiência se fosse para situar em uma área, estaria situada no que eu chamaria de Astrologia da menstruação. Isso porque ela visa compreender as menstruações a partir da Astrologia. Segundo o site Gineco “Menstruação é a descamação das paredes internas do útero quando não há fecundação. Essa descamação faz parte do ciclo reprodutivo e acontece todo mês. O corpo se prepara para a gravidez, e quando esta não ocorre, o endométrio (membrana interna do útero) se desprende”. Portanto, muito similar a mudança de fases de lua no céu, o que ocorre na menstruação é um desinvestimento do corpo em algo que passou e um investimento em algo novo, em algo que virá. Portanto, trata de eliminações e novos inícios.

Esquizoanálise e menstruação

No dizer da filosofia da diferença o que quer o corpo quando ocorre a menstruação? O corpo quer o próprio desejo de abandonar algo, uma velha terra e se lançar a algo novo, uma nova terra. Haveria no próprio corpo um desejo de renovação. Seria uma desterritorialização, o corpo desinveste de um campo de intensidades e investe em outro. E isso de menstruação em menstruação. Isso também ocorre nas interpretações que se dão aos movimentos da Lua pelo céu, principalmente quando ocorre a passagem da Lua minguante, mais especificamente da Lua negra, balsâmica para a Nova. É encerrado algo na minguante e preparado o terreno para o novo, há um fechamento de ciclo e início de outro. A deusa Anciã é novamente a deusa Virgem.

A relação com o mito da deusa

Lua nova é o nome que se dá em certos círculos feministas ou ligados ao culto a deusa-mãe a menstruação. É designada Lua nova porque se refere ainda a encerramentos e a novos inícios, à procura de algo novo para fazer. Não houve a fecundação e as paredes do útero escamaram, jogando o sangue e tecido para fora, liberando, encerrado um ciclo e iniciando um novo ciclo que comporta tal como a Lua, 4 fases. Por isto esta relação entre Lua nova (menstruação), fases da Lua no céu e as faces da deusa (Virgem, Donzela, Mãe e Anciã). Para algumas mulheres que tratam sobre esse assunto chamado Mandala lunar:

  • A Lua nova corresponde ao primeiro dia da menstruação, com sangue mais vívido.
  • Crescente se refere ao momento que antecede a ovulação, ou seja, a pré-ovulação.
  • Ovulação corresponderia a cheia
  • E a tensão pré-menstrual (TPM), término de todo o processo, estaria relacionado à lua minguante e a Lua negra.
Minhas razões

Então meu desejo que compõe com outro desejo maior que consiste em trabalhar e em compor com o feminino consiste em estudar mapas de menstruação a fim de tentar compreender a menstruação a partir da Astrologia. Mais detidamente entender, compreender, relacionar a menstruação (A lua nova) com as fases da Lua, com os movimentos da Lua pelos signos, sua relação com os demais planetas com o objetivo maior de evidenciar uma singularidade, uma espécie de sacralidade do feminino nas relações, evidenciado principalmente pelos mapas de sinastria, ou seja, mapas que relacionem a Lua nova a mapas natais de outras pessoas do seu convívio como parceiros, parceiras, amigos, filhas etc para saber como a menstruação pode impactar na vida de B, C … e/ou n. Possui ainda a intenção de saber como de posse de novas informações a respeito do seu ciclo, possam afirmar os benefícios anunciados pela sua Lua nova dado por aspectos harmônicos como as conjunções, trígonos e sextis ou acomodar os desafios anunciados por aquele ciclo, demonstrado pelos aspectos tensos como as quadraturas e oposições.

Pressupostos

Este estudo parte de alguns pressupostos.

  • O primeiro deles é que a menstruação não é um evento trivial, mas trata-se de um evento especial, que pode casuar vários efeitos tanto na própria vida do/da consulente quanto naqueles que estão a sua volta, abençoando ou propondo desafios e novos entendimentos a partir destes desafios.
  • O segundo ponto, parte do pressuposto que, quando ocorre a Lua nova, a menstruação, a Lua do momento no céu está em conjunção com esta Lua nova, compõe com a menstruação desta pessoa. Como geralmente, em alguns casos não sabem a hora exata que ocorre a menstruação, digo que ela ocorre sob os raios da Lua ou no coração da Lua. Se a Lua conjuga com a menstruação, portanto, é correto também dizer que a menstruação está em conjunção com a Lua em trânsito.
  • Assim pode se concluir que a Lua nova de uma pessoa é igual, corresponde a Lua em trânsito e que o mapa de Lua nova nada mais é que um mapa de trânsito para o momento exato da menstruação, algo similar a um mapa de Astrologia horária. Este pressuposto é importante, pois somente com ele torna-se possível a análise astrológica da menstruação, como a relação da menstruação com outros planetas, pontos e ângulos e com planetas de outros mapas.

A outra alternativa para se estudar a menstruação por meio da astrologia seria a criação de um mapa de evento. No entanto, neste caso vejo como algo superficial e corriqueiro. E teríamos que analisar todos os planetas do mapa em relação ao mapa natal e não ficaria evidenciada esta sacralidade nas relações, mas permaneceria o caráter viril dos mapas tropicais, dos mapas solares onde o elementos masculino é predominante. Então esta opção foi descartada por não compor com nosso desejo de compor com o feminino. No mapa de Lua nova analisa-se somente a Lua e os aspectos que ela faz com os outros planetas. Um pressuposto alternativo que validaria nossa proposta, diria que quem menstrua, geralmente mulheres, carrega as energias da Lua em trânsito por ocasião de sua menstruação tal como aqueles amuletos ou talismãs feitos para captar as energias de um determinado aspecto, como aqueles feitos em planetas na conjunção Cazimi em que o planeta se encontra no coração do Sol, a 17”.

Como descobrir a lua nova menstrual de uma pessoa

Portanto, para descobrir a Lua nova de uma pessoa deve se anotar o horário da menstruação, depois procurar numa tabela de efemérides e verificar a quantos graus a Lua estava no momento da menstruação. Uma maneira mais fácil consiste em utilizar a Lua em trânsito para o momento exato da menstruação e com isso obtêm-se não apenas o signo e casa onde ocorrera a menstruação, mas também os graus.

Este tipo de análise que estou experimentando é pioneira, inovadora e inconvencional. Em meus 25, 16 anos de estudo da Astrologia ainda não vi nada parecido. E se torna importante porque além de bonito, poético é algo bastante humano, pois pode conferir a quem menstrua um sentido especial. Esta pessoa passa a ser vista como detentora de uma singularidade, de um atrator de forças que pode levar a novos movimentos e agenciamentos, a uma nova terra. E por isso mesmo, certo deleite e prazer consigo mesma ao descobrir que tanto pode abençoar, quanto ser abençoada por meio deste fenômeno, ou seja, por meio de sua menstruação. E para além de um fenômeno puramente biológico pode ser considerado como algo também espiritual. Para Espinoza nada acontece a um corpo que não ocorre paralelamente também a mente.

E considerando que todos os corpos são afetados, esta mente que foi transformada por uma mudança no corpo pode também afetar outros corpos a partir desta mudança. Este conhecimento é importante não apenas a quem menstrua, mas também às demais pessoas, isso porque possibilita a estes conhecer como este evento pode abençoá-los, percebendo nas parceirxs que cercam sua vida uma fonte de bençãos. E torna possível também perceber como os aspectos do seu mapa natal, ou seja, de sua personalidade pode afetar a Lua nova de suas parceiras (os). Por exemplo, Mercúrio sextil Lua nova da parceira. No caso, a comunicação do parceiro oportuniza com indícios de popularidade os novos inícios evidenciados pela Lua nova da parceira. Enfim, segundo a Astrologia, pode existir em algum momento algo do parceiro que compõe com aquilo que trouxe a nova menstruação. E isto é bastante interessante para os dias, principalmente do ponto de vista do fortalecimentos dos laços afetivos e espirituais. Então depois de apresentar este primeiro artigo introdutório sobre o assunto, posteriormente pretendo apresentar a Menstruação (Lua nova) pelos signos e casas, mostrando as características de cada menstruação e a área de vida onde ela ganha maior expressividade.

O que mostra a lua nova menstrual?

Nota: A menstruação no mapa fala onde ocorre términos, eliminações e novos inícios. Mostra onde e como ocorre a purificação emocional e psíquica, ou seja, liberação de energias, mágoas e padrões absorvidos no ciclo anterior; a potência criadora adormecida, a semente do que pode ser gestado como projetos, ideias, mudanças; a sacralidade do feminino; o impacto invisível nos relacionamentos, ou seja como seu campo energético menstrual influencia parceiros, familiares, amigos e a cidade onde vive (sinastria menstrual e intervenção lunar). O signo mostra como ocorre estes términos e novos inícios e a casa, a área onde estes términos e novos inícios são melhor expressos.

Um exemplo de leitura de um ciclo menstrual

Por exemplo: Menstruação (Lua nova) em Áries na casa 9 que pode ser interpretado como:

“A sua menstruação fala de términos, eliminações e de inícios em sua competitividade, liderança e atividades ou uma nova maneira de lidar com sua franqueza, competitividade, autonomia e liderança. Se a sua menstruação (Lua nova) caiu na casa 9, estes términos e novos inícios ganham melhor expressão em estudos superiores, iniciativas, em sua sabedoria ou no estudo de filosofias, religiões e ciências. Durante este ciclo tende a ser direta, sincera e a ignorar as aparências e se estabelecer na verdade interior. Ideias, filosofias e religiões podem ganhar importância. Poderá surgir o desejo e a capacidade de aconselhar e ser um professor para outras pessoas. É importante que se envolva com as características do signo e da casa onde cai sua Lua nova porque elas compõem com a realização destes novos inícios”.

Projetos futuros

Posteriormente pretendo falar sobre as diferenças e conflitos entre a Lua nova da pessoa e as luas no céu. Ou seja, sobre esta possibilidade e disparidade de uma Lua nova ocorrer na Lua nova no céu, crescente, cheia, minguante ou negra. Pretendo demonstrar também a relação entre a menstruação (Lua nova) e os aspectos maiores como Conjunção, Sextil, Trígono, Oposição e Quadratura. Neste estudo incluo também o aspecto menor denominado Semisextil porque embora bastante sutil e suave, ele é relevante porque confere um sentido especial a determinado planeta que aspecta com ele. Portanto, no caso, A menstruação (Lua nova) seria o caso em que sua menstruação confere um sentido especial, uma espécie de deleite a uma característica sua no mapa natal. Nos casos em que há semisextil com a Lua nova, era como se a menstruação alertasse sobre um ponto interessante na personalidade da pessoa que menstrua ou que este ponto lembrasse um caráter interessante desta menstruação.

Um outro artigo pretendo apresentar a menstruação (Lua nova) nas casas do seu mapa natal e ainda, os aspectos que esta Lua pode fazer com os planetas natais. Aqui ficará evidenciado que a menstruação poderá estar em harmonia, causar impactos ou desafios com posicionamentos, características da mesma. Pretendo também mostrar como a Lua nova, a menstruação pode impactar positivamente ou desafiar as características do parceiro ou parceira por meio do seu mapa natal.

Além de outros, pretendo apresentar alguma medidas baseadas na magia natural como magia com plantas, rochas, arcanos, runas, autobenzimentos e benzimentos para afirmar determinada Lua nova, seus aspectos positivos e para lidar com seus aspectos desafiadores como as oposições.

Conclusões

Estou muito feliz comigo mesmo por ter concebido este pensamento. Agradeço a algumas mulheres, especialmente a Alexsandra Machado, Jeiza Santos e a Beatriz Cianci. Sem as conversas que tive com elas a respeito deste assunto não seria possível intuir esta ferramenta e tampouco elaborar este texto. Sou grato também por terem disponibilizado suas datas e horários de início de ciclos para que eu efetuasse as primeiras análises as quais às vezes retornaram resultados surpreendentes e esclarecedores. E também talvez, por terem me ajudado a encontrar um outro rumo bastante prazeroso dentro da Astrologia. Este projeto em tudo que ele possa trazer de benefício a quem a ele ter acesso é, e para sempre, resultado do quanto fui abençoado pelas luas novas de cada uma delas que aconteceram a partir da Lua cheia em Aquário do dia 22 de agosto de 2021. Uma em Aquário que caiu na minha casa 11, ou seja, na colocação de meus ideais em prática; duas em Peixes que caíram na minha casa 12, ou seja, estimulando minha espiritualidade e a última em Aries que caiu no meu Ascendente, trazendo energia e determinação.

Grupo no facebook

Criei um grupo no Facebook para tratar especificamente sobre esse assunto. Caso tenha interesse é só acessar este link

https://www.facebook.com/groups/menstruacaoeastrologia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *